sexta-feira, 11 de abril de 2014

Nvidia anuncia GeForce GTX Titan Z, nova GPU

Nvidia anuncia GeForce GTX Titan Z, nova GPU e supercomputador mobile


O mundo das GPUs acabou de ganhar integrantes de peso. A Nvidia anunciou nesta terça-feira (25), durante a GTC 2014, a GPU Pascal, a nova placa de vídeo GeForce GTX Titan Z e o primeiro supercomputador mobile, o Tegra K1. A companhia aproveitou o evento para engordar a biblioteca do Shield com o game Portal.

CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang apresenta novidades da companhia na GTC 2014 (Foto: Reprodução/Nvidia)CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang apresenta novidades da companhia na GTC 2014 (Foto: Reprodução/Nvidia)

O anúncio pode ter sido hoje, mas a GPU Pascal não será vista nos computadores por aí ainda. Isso porque a Nvidia planeja lançá-la oficialmente somente em 2016. A espera, no entanto, promete trazer boas surpresas. A companhia apostou nas tecnologias batizadas de 3D Memory e NVLink para a construção da placa, que permitiram um aumento de velocidade e diminuição de tamanho. A Pascal tem a altura de uma caneta e a largura de um cartão de crédito.
Nova arquitetura Pascal anunciada pela empresa na GTC 2014 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nova arquitetura Pascal anunciada pela empresa na GTC 2014 .

A GeForce GTX Titan Z certamente é o sonho de todo gamer, um sonho caro. A super placa de vídeo chega com o preço de US$ 2.999, justificado por especificações monstruosas. Afinal, 5.700 núcleos CUDA, 12 GB de memória e um poder de processamento de 8 TeraFLOPS formam um conjunto difícil de bater. Ela está acima das exigências de qualquer jogo do mercado, sem sombra de dúvida.
GTX Titan Z já é considerada a placa gráfica mais potente do mercado (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)GTX Titan Z já é considerada a placa gráfica mais potente do mercado.

Já o supercomputador Tegra K1 é a GPU que não vem para a mão do consumidor final, mas tem aplicações interessantes. Uma delas, demonstrada durante a apresentação, é o uso da tecnologia para construir carros que dirigem sozinhos e reconhecem o ambiente ao redor. A Audi levou até a GTC 2014 um protótipo carregando o Tegra K1, que percorreu o espaço e estacionou no palco sem precisar de motorista.
Audi levou até a GTC 2014 um protótipo carregando o Tegra K1; supercomputador é acoplado dentro da mala do veículo e poderá ganhar upgrade no futuro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Audi levou até a GTC 2014 um protótipo carregando o Tegra K1; supercomputador é acoplado dentro da mala do veículo e poderá ganhar upgrade no futuro.

Ainda não chegou a hora de conhecer o Shield 2, mas o lançamento do game Portal, o mesmo visto dos consoles de mesa, é a tentativa da companhia de impulsionar as vendas do seu primeiro portátil. Os próximos meses dirão se a estratégia funcionou, no fim das contas.

0 comentários:

Postar um comentário