REVIEW JABRA SPEAK 510
A Jabra Speak 510 é uma caixa de som Bluetooth muito bonita e compacta, mas pouco potente. Ela pode ser conectada a celulares, tablets e computadores de maneira bem simples, seja para ouvir música ou fazer chamadas com viva-voz. Confira o desempenho dela nos testes do TechTudo no review completo abaixo.Design
Caixa bluetooth Jabra traz boas funções (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
O visual da Speak 510 é um de seus grandes pontos positivos. Bem arrojada, parecendo um “minidisco voador” preto, ela é muito bonita e compacta. Os botões são bem desenhados, com seus ícones bem bonitos e intuitivos, e até o modo como o cabo USB é enrolado – na sua base, sem ficar muito exposto – também foi muito bem pensado.
Ela mede 13,4 x 18,2 x 5,5 cm e pesa 172,9 gramas, é fácil de se levar a qualquer lugar e fica muito bem em uma mesa de escritório – que é o grande foco do aparelho. Usá-la não tem nenhuma dificuldade também. Basta pressionar o botão de Bluetooth para ativá-lo, e, assim, ela aparecerá na lista de dispositivos com o qual é possível se parear.
A Jabra Speak 510 emite mensagens de voz dizendo que está pronta para ser pareada e também quando é conectada com sucesso (em inglês). O controle de volume poderá ser feito na própria caixinha e também no dispositivo ao qual ela está conectada. O processo, no geral, é muito simples e intuitivo. Excelente usabilidade.
Desempenho
Jabra
Speak 510 oferece bom desempenho se usada por usb, pelo bluetooth o som
poderia ter uma melhor qualidade e áudio mais alto (Foto: Aline
Jesus/TechTudo)
O gadget não é a melhor opção para quem deseja ouvir música via Bluetooth. O som até é de qualidade, bem definido, mas o volume é baixo. Em uma sala média sem muito barulho ou no quarto, ela “quebra um galho”, mas não é tão melhor assim do que os alto-falantes de dispositivos móveis top de linha – e muito menos de um bom laptop.
O foco da caixa parece mesmo ser o usuário empresarial, para realização das chamadas “conference calls”, ou seja, conferências de voz, com diversas pessoas. Ligações no viva voz do smartphone não costumam ficar muito altas e a qualidade do áudio não fica a ideal para este tipo de ocasião. Com a Jabra Speak 510, sim. Voz compreensível, sem ruídos.
O TechTudo pareou a caixinha com um Galaxy S3 e testou a realização/recebimento das ligações. O funcionamento foi excelente, bem superior ao do smartphone no recurso viva-voz. Ela tem botões para aceitar/recusar chamada, com ícones de dois telefones, verde e vermelho, além do controle de volume, com ícones de “+” e “-”. É muito interessante.
Função para conferências de áudio funciona muito bem (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
A bateria da Jabra Speak 510 também merece elogios. Ela precisa de somente uma hora para ser carregada, via USB, ligada a um PC, e dura até 15 horas reproduzindo áudio nas conversas ou músicas. No geral, seu desempenho é muito satisfatório nas chamadas; só decepciona mesmo na reprodução de canções.
Um detalhe: quando conectada a um computador via USB, a Jabra Speak 510 reproduz o áudio com a mesma qualidade, mas com volume bem mais alto. Assim, ela torna-se uma alternativa para ouvir música deste jeito, ao invés de realizar a conexão via Bluetooth pelo smartphone ou pelo tablet. Ela tem até um software de controle de áudio para Windows e Mac.
Custo-benefício
A Jabra Speak 510 custa R$ 599. O preço é alto se comparado ao de outras caixas de som para usuários que querem somente ouvir música – que segundo o buscador Zoom podem custar a partir de pouco mais de R$ 150. Seu foco empresarial é compreensível, além da funcionalidade diferencial do viva-voz, mas o preço ainda é alto.
Bateria de longa duração entrega boa autonomia ao modelo (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
O custo-benefício seria melhor se ela tivesse uma melhor reprodução de áudio para as músicas, mas é bem simples neste quesito. Portanto, na nossa avaliação, o valor para uma Jabra Speak 510 é alto. Além disso, sua disponibilidade é baixa, com pouquíssimas lojas no país comercializando o aparelho (confira a lista no site da Jabra).
A Jabra Speak 510 é muito boa para ligações em viva-voz e apenas regular para reprodução de músicas. Tem um visual bem bonito, dimensões compactas e pode ficar muito interessante na sua mesa do escritório ou até mesmo em casa. Mas o preço acaba sendo alto para o que ela oferece, além da dificuldade para encontrá-la no mercado brasileiro. Vale o investimento para o público business. Para quem busca entretenimento, há uma variedade de caixas de som mais indicadas – e baratas.
0 comentários:
Postar um comentário